quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mais 24 horas

   Os funcionários estrangeiros da Yahoo, incluindo aí um punhado de brasileiros, estão marcando X em seus calendários. A empresa, que demitiu cerca de 600 funcionários às vésperas do Natal de 2010 (Hohoho!) e terminou o despejo em janeiro deste ano com mais 150, está impedida de solicitar vistos da categoria H*.


   De acordo com a lei de imigração norte-americana, companhias locais não podem solicitar novos vistos desse tipo por seis meses após um lay off. A recusa tem sentido: Colocou um monte de americano na rua e agora quer dar emprego para estrangeiro? Aqui não, negão.
   Uma das etapas do burocrático processo de contratação de um forasteiro é justificar a necessidade dele na empresa. Além de ressaltar as qualidades do profissional, as cartas, invariavelmente, afirmam não ter sido possível encontrar nerd com tal qualificação por aqui. Bom, não precisa nem dizer que depois de chutar 700 para a rua fica difícil.
   Então, vamos lá, hoje já contam três meses. Otimismo! Só faltam mais três! Boa sorte, principalmente aos brasileiros da fila!

* O visto H traz consigo a tão sonhada permissão de trabalho. É diferente do visto L, de transferência interna por companhia norte-americana. Quando com visto L, o funcionário tem autorização para trabalhar somente para a empresa que o trouxe para cá. A categoria H lhe dá o direito de ser contratado por qualquer um, o que aumenta a sensação de segurança do estrangeiro e também o poder de barganha na hora, por exemplo, de negociar salários. Outro dia falo mais sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário