quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sobre passarinhos e outros ligeirinhos

   Finalmente, Twitter e Prefeitura de San Francisco chegaram a um acordo. A administração local tentava a todo custo manter a empresa, uma das poucas de TI a não se instalar numa das cinco milhões de cidadezinhas da Bay Area, por lá. O Twitter queria redução de impostos, a Prefeitura estava disposta a um acordo, sempre apostando na criação de empregos pela companhia.
   A novela teve todos os elementos da democracia americana, discussão, debate na TV e, no dia da votação, manifestantes prós e contra soltando suas vozes e empunhando cartazes (antes de vir para cá eu jurava que a Dona Vlanir, em sua vendinha no IAPI, em Porto Alegre, era a única no mundo que ainda vendia cartolinas). Venceu a Prefeitura, e o passarinho ficou por lá.
   Na mesma linha, o prefeito Ed Lee decidiu guardar 50% dos empregos da construção civil para residentes da cidade. Semanas depois, a surpresa: muitos trabalhadores, boa parte deles originários do México e outros países mais ao sul (really? Existe algo depois do México? - Minuto de silêncio.) estavam emprestando o endereço de amigos e parentes em San Francisco para comprovar residência local.

   Democracy: from the Greek, "rule of the people".
   Democracia: do latino, "Regras são para sempre descumpridas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário