domingo, 12 de junho de 2011

O Google e a aula sobre Pangeia

   Agora, eu sei como a Pitty se sente. Certa vez, trabalhando na divulgação de um show dela em Curitiba, acompanhei sua agenda de entrevistas. Perdi as contas de quantas vezes a coitada teve que responder porque escolheu o Rock and Roll ao invés do Axé. Quem mandou nascer baiana?
   Desde que cheguei aqui, não sei quantas vezes tive que dar explicações sobre meu idioma nativo. Alguns ainda acham que é espanhol, a grande maioria sabe que não, mas não sabe o que é. A resposta padrão quando um brasileiro se apresenta como tal é mais ou menos assim: Eu sei que vocês falam um idioma que não é espanhol, é parecido... Quem mandou nascer na América Latina?
   Até ai tudo bem, tem jornalista no Brasil que acha que o idioma oficial da Bélgica é o belga. Ninguém é obrigado a saber tudo, a não ser que você seja uma das empresas mais valiosas e poderosas do mundo. Ultimamente tenho usado o Bing, estou bem decepcionada com a Google. Se eles mesmos não usam sua própria ferramenta de pesquisa, por que eu iria? Sério, seria só googlar "idioma falado no Brasil": 519.000 resultados em 0.22 segundos. 
   Mas não, eles não o fizeram. Ai, toda vez que entro no Ferramentas de Idiomas está lá como padrão Inglês para Africâner. What a hell? Antes de reclamar dei uma pesquisadinha básica para descobrir se não era igual no mundo inteiro, classificação por ordem alfabética. Acessei Argentina, França, Espanha e Polônia. Todos lá, com seus idiomas oficiais como padrão. 
   O Google acha que nós falamos africâner! Seu eu ainda trabalhasse em agência faria uma viral no Facebook do tipo: "Se você é meu amigo mesmo troque  sua foto por um dia pela frase "O Google faltou na aula sobre Pangeia". Quem sabe alguém lá dentro perderia três minutos mudando uma linha do código para colocar como padrão o idioma oficial do nosso país. Fazer o que, esse é nosso fado, nossa nossa língua - pelo menos a minha não é presa e eu não perdi o emprego e a mamata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário